Açores..."a prova"
Durante algum tempo fui "quase"obrigado a estudar alguma coisa da geografia dos Açores, não que isso me tenha desagradado, pelo contrário, pois embora ainda não conheça, já sinto um fascinio especial pelas Ilhas.
Aconteceu já lá vão onze meses, numa noite algures entre o Inverno e o Verão. Ele descia a rua apressado em direcção a mim, e eu lá estava (im)paciente. Nunca mais esqueçi aquela forma de andar...
E foi assim que começou o meu interesse pelos Açores, foi aumentando a cada dia, por tanto ouvir falar, por tantos lamentos de saudade ter escutado, por tantas vezes ter tido vontade de lá estar...
Pois è!... Já sei de cor os nomes das 9 ilhas e quais as cidades mais importantes em cada uma delas. Conheço a famosa pasta de pimenta, os torresmos, capuchos, bebo leite e como manteiga dos Açores... Sei de cor todos os "ims", (Pedrim, palim, xiquim, Sergim, e agora até eu já sou chamado de Joanim)começou por ser Joim, mas foi mudando e agora é mesmo Joanim. Nunca percebi muito bem esta coisa do "im", mas já me foi dada uma explicação que até prova em contrário è válida; nos Açores utilizam-se muito os diminutivos, e "comem-se" as terminações dos mesmos, vejamos (pequenino=pequenim; Riquinho=riquim...).
Pois è, isto tudo tem sido obra do meu "Pedrim", a quem quero tambem dedicar este post, como forma de expressar o meu enorme carinho por ele, e de como me sinto bem depois destes 11 meses entre Açoreanos e Açorianismos e de como a minha vontade de conheçer melhor o "seu mundo" tem aumentado.
Então para o meu Môro, e para quem tiver vontade de saber, aqui fica a prova de que os Açores já são ilhas quase totalmente exploradas por mim, vou terminar com uma pequena lição de geografia:
As ilhas dos Açores constituem um arquipélago português composto por nove ilhas, localizado a 1300 km a oeste do continente português, no oceano Atlântico com uma área de 2247 km quadrados. O arquipélago divide-se em três grupos: o grupo oriental ; São Miguel, Santa Maria e os ilhéus das Formigas. O grupo central; Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa. O grupo ocidental é formado pelas ilhas Flores e Corvo. A maior cidade das ilhas é Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel que é também a maior ilha do arquipélago. As ilhas são de origem vulcânica, excepto Santa Maria. O ponto mais alto do arquipélago situa-se no pico do Pico e mede 2351 m de altura. As ilhas foram descobertas por marinheiros portugueses por volta de 1427. Nos anos 1430 e 1440, os portugueses e flamengos habitaram as ilhas. Entre os anos 1580 e 1640 as ilhas foram ocupadas pelos espanhóis e foram palco de vários combates navais entre os portugueses, os ingleses e os espanhóis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal permitiu que os ingleses e os americanos possuíssem nas ilhas bases navais e aéreas. Depois da Guerra, uma base da NATO foi estabelecida pelos americanos na ilha Terceira, nas Lajes. Em 1976, com a nova constituição portuguesa, os Açores tornaram-se numa região autónoma.
2 Comments:
Coff coff... Não é para me gabar do meu môro, mas este é o post mais lindim que já li até hoje :D
O Açoriano aqui agradece ;)
Como é que eu me fui esqueçer do "lindim" durante o meu discurso?...
Já agora: adorei a foto do teu perfil, ficou mto boa...(meu môro está um artista) ;)
Post a Comment
<< Home