26.5.06

Geishas - Bonecas de porcelana


Não importa tanto a sua beleza, mas sim a sua cultura e conhecimentos politicos. Educadas para dar prazer e prestigio aos seus patrões, nunca foram donas de si mesmas.
Nos dias de hoje, muitas japonesas elegem esta profissão e sentem orgulho em manter viva a tradição do seu pais.

Logo após a II Guerra Mundial, o Japão foi obrigado a mudar. O Imperador deixou de ser uma figura divina e teve que declarar a sua Humanidade, passando a ser visto por todos como um ser Humano igual a todos os outros. Uma série de novos decretos vem alterar a vida Niponica, derrubando hábitos bastante enraizados na mentalidade do povo. Entre eles um de 1946, que proibe o funcionamento das "okiyas", casas que se destinam a comprar jovens e educalas como Geishas.
Porém, existem ainda Geishas, já não cumprem as mesmas funcões, são uma atracção turistica, transformadas num negócio. Embora existam também os que se recusam a aceitar a Ocidentalização, e ainda recorrem a elas como antigamente, e elas mesmo se consideram guardiãs da tradição secular.

Sugestão:
http://www.sonypictures.net/movies/memoirsofageisha/

3 Comments:

Blogger PIRII said...

todas elas tão lindas...

3:30 PM  
Blogger João D. said...

Não são?... Tambem achei!!!

4:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Awee!! Descobri a minha vocação! dar prazer aoS meuS patrÕES (sim td no plural) =P pena k tenha de ser 1 patrão japonês, vá-se lá a saber pk?! =X * * *

4:41 AM  

Post a Comment

<< Home