31.3.06

A sedução dos anjos


Anjos seduzem-se: nunca ou a matar.
Puxa-o só para dentro de casa e mete-lhe
a língua na boca e os dedos sem frete
Por baixo da saia até se molhar
Vira-o contra a parede,
ergue-lhe a saia
E fode-o. Se gemer, algo crispado
Segura-o bem, fá-lo vir-se em duplicado
P'ra que do choque no fim te não caia.
Pede-lhe que agite bem o cu
Manda-o tocar-te os guizos atrevido
Diz que ousar na queda lhe é permitido
Desde que entre o céu e a terra flutue
Mas não o olhes na cara enquanto fodes
E as asas, rapaz, não lhas amarrotes.

Bertolt Brecht (Tradução de João D./2006)

Já beteu 3 vezes na madeira?


A SUPERSTIÇÃO
(A crença de que podemos, de alguma forma, encorajar a sorte é ainda evidente hoje em dia , sob a forma de superstições).
Existem poucas pessoas que nunca tenham, numa ocasião qualquer, batido na madeira ao falarem de um acontecimento desagradável, que tenham cruzado os dedos quando querem que alguma coisa corra bem, evitando a todo custo passar por debaixo de uma escada ou abrir um guarda chuva dentro de casa.

O gato preto
O gato conheceu muitas faces da fortuna durante a sua longa associação com o homem. Foi adorado como uma divindade e perseguido como encarnação das forças do mal. Hoje em dia, na Inglaterra, o gato simboliza a magia sem malícia e considera-se geralmente que é um animal que dá sorte. Um gato atravessar-se no seu caminho é muito auspicioso, mas há quem afirme que é um mau presságio se o gato atravessa a rua da esquerda para a direita ou se ele fugir.
Se um gato preto lhe faz uma visita, nunca deve ser expulso porque pode levar a sorte da casa consigo.
Em Portugal, o gato preto é encarado com medo e hostilidade. Na América do Sul acredita-se que o gato preto à um poderoso espírito malévolo capaz de causar a doença e mesmo a morte.
Na Europa o gato preto simboliza o demónio e as suas obras diabólicas. Na América do Sul, contudo, acredita-se que o caldo obtido a partir da fervura da carne de um gato preto poderia curar a tuberculose pulmonar.(por favor não tentem fazer isto em vossas casas).


O egipto
Depois de tudo o que aconteceu aos descobridores do tesouro de Tutankhamon, mortos em circunstancias misteriosas poucos meses depois de terem profanado aquele túmulo cheio de tesouros incalculáveis, uma maldição cai sobre o Egipto e os seus ídolos. Nas revistas teatrais não se admitem quadros egípcios pois todos acreditam que são portadores de fracassos mais que certos.
Esfinges, papiros, hieróglifos, pedaços de sarcófagos, jóias roubadas às múmias, são tudo coisas de que convém afastar-se, não vá acontecer alguma coisa!... (Já sabe se tiver alguns destes objectos em casa, deite tudos fora).


As aranhas
A aranha vista de manhã traz má sorte; se for à tarde, boa sorte, sobretudo se o numero de patas for par. Não se destrói a teia de aranha: «A aranha traz ganhos.»





Post blue

It's in the water baby
It's in the pills that bring you down
It's in the water baby
It's in your bag of golden brown
It's in the water baby
It's in your frequency
It's in the water baby
It's between you and me
It's in the water baby
It's in the pills that pick you up
It's in the water baby
It's in the special way we fuck
It's in the water baby
It's in your family tree
It's in the water baby
It's between you and me
Bite
the hand that feeds
Tap the vein that bleeds
Down on my bended knees
I break the back of love for you
I break the back of love for you
I break the back of love for you
I break the back of love for you It's in the water baby
It's in the pills that bring you down
It's in the water baby
It's in your bag of golden brown
It's in the water baby
It's in your frequency
It's in the water baby
It's between you and me
Bite the hand that feeds
Tap the vein that bleeds
Down on my bended knees
I break the back of love for you
I break the back of love for you
I break the back of love for you
I break the back of love for you
(Placebo/Meds/2006)

30.3.06

O chá das cinco



Segundo uma lenda chinesa, o chá foi descoberto pelo imperador Shen-Nung por volta do ano 2737 a.C. No continente europeu a introdução do chá é claramente atribuída aos portugueses, em 1560, através das trocas comerciais que mantinham com Macau. E foi daqui que surgiu para outros países da Europa levado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais. Também a Grã-Bretanha se tornou um país de enorme consumo através da influencia portuguesa. Foi a princesa Catarina de Bragança, mulher do rei D. Carlos II, uma grande apreciadora do chá, que, em 1662, o difundiu na corte inglesa. É ainda em terras Inglesas que surge o hábito de beber o “chá das cinco”, impulsionado pela duquesa de Bedford, para eliminar uma sensação de fraqueza.


Um chá nos Açores
Portugal parece ter ainda tesouros por descobrir. Um deles, do qual muitos portugueses nunca ouviram falar, é o Chá Gorreana. Esta apreciada bebida cultivada cá, mais concretamente na ilha de S. Miguel, nos Açores, foi durante muitos anos a única plantação de chá da Europa. Na actualidade, a fábrica Gorreana continua a produzir, apesar das muitas dificuldades (sempre ultrapassadas). A história da introdução do chá em S. Miguel, confunde-se com a da vida das famílias micaelenses. Neste momento é a família Mota e, mais preponderantemente, Armando Mota, quem impulsiona a plantação. O chá aparece na ilha pelas mãos de Jacinto Leite (micaelense) por volta de 1820, que traz as sementes do Brasil. O seu cultivo foi depois incentivado pela Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, que, como resposta à crise da laranja (em meados do século passado), mandou vir em 1878, dois chineses para S.Miguel. Estes trouxeram mais semente para a plantação e ensinaram as complexas tarefas da sua preparação.

Solar de Lalém
Solar de Lalém é uma antiga residência de morgados, adaptada ao turismo de habitação. Construído no meio de uma esplêndida paisagem - entre montes e mar, na ponta da Maia local que, pela sua fertilidade, pelo seu bom porto natural de pesca e pela proximidade de ribeiras de caudal permanente, atraiu os povoadores ainda no século XV - é o resultado de sucessivas obras feitas ao longo de três séculos. A parte mais antiga, a ermida construida em 1687, dedicada a São Sebastião, ainda se mantém na traça original. O portão de acesso ao Solar foi erguido em 1742, bem como a moradia. A residência actual resultou da reconstrução e ampliação da antiga, beneficiações essas que datam de 1850.

Para além da beleza natural da sua própria localização, o Solar de Lalém encontra-se a curta distância de pontos turísticos de grande interesse, como o Vale das Furnas (12 km), conhecido pelas caldeiras e lagoa , a Praia dos Moinhos (7 km) e a única plantação de chá da Europa, na Gorreana(3 km).

Tarzan e Jane (that's all folks)

Devido à inocência de Tarzan, que viveu sozinho durante muito tempo, Jane deu-lhe aulas sobre sexualidade.

Ela tentava explicar-lhe tudo como se ele fosse uma criança:

- Olha Tarzan, isso que tens aí entre as tuas pernas pendurado é um trapo,
e isto que tenho aqui entre as minhas pernas é uma máquina de lavar.

O que tu tens que fazer é pegar o teu trapo, colocar aqui na máquina e lavá-lo.
As 5 noites seguintes o Tarzan lavou o seu trapo sem parar e quando Jane conseguiu respirar disse:
- Escuta Tarzan, as lavagens de trapos não podem ser tão frequentes porque a máquina de lavar pode-se danificar;
além dissoo trapo fica gasto.
Sugiro que esperes dois ou três dias para lavares o teu trapo de novo.
Ao ouvir isto o Tarzan ficou decepcionado e depois de ficar 1 mês sem colocar o trapo para lavar,
a Jane perguntou-lhe:
- Tarzan, o que é que se passa? Porque é que já há mais de 1 mêsque não lavas o teu trapo na minha máquina?Ao que o Tarzan respondeu:
- Tarzan aprendeu a lavar à mão!!!



29.3.06

Batalhas privadas


Nas nossas brigas não voam televisões, nem existem agressões: o verbo é a flecha que nos perfura mesmo nos tempos e modos que a gente se censura. Trocamos o vulgar texto sacana por verbos de luta insana e, se alguém se sente em desvantagem, apela pra figuras de linguagem, misturando metáforas, pleonasmos, com licenças poéticas, nos orgasmos ao medirem forças dois titãs. Até que já sem fala, de manhã, mais sedentos que famintos, como taças nos bebemos um ao outro, extasiados de repente sem palavras, embrigados, (eis que a língua se enrola, a gramática falha), Lambemo-nos na nossa cama de batalha, onde desejos e tesões explodem atômicos em delírios,gozando afônicos.
(João D./2006)

Açores..."a prova"

Durante algum tempo fui "quase"obrigado a estudar alguma coisa da geografia dos Açores, não que isso me tenha desagradado, pelo contrário, pois embora ainda não conheça, já sinto um fascinio especial pelas Ilhas.
Aconteceu já lá vão onze meses, numa noite algures entre o Inverno e o Verão. Ele descia a rua apressado em direcção a mim, e eu lá estava (im)paciente. Nunca mais esqueçi aquela forma de andar...
E foi assim que começou o meu interesse pelos Açores, foi aumentando a cada dia, por tanto ouvir falar, por tantos lamentos de saudade ter escutado, por tantas vezes ter tido vontade de lá estar...
Pois è!... Já sei de cor os nomes das 9 ilhas e quais as cidades mais importantes em cada uma delas. Conheço a famosa pasta de pimenta, os torresmos, capuchos, bebo leite e como manteiga dos Açores... Sei de cor todos os "ims", (Pedrim, palim, xiquim, Sergim, e agora até eu já sou chamado de Joanim)começou por ser Joim, mas foi mudando e agora é mesmo Joanim. Nunca percebi muito bem esta coisa do "im", mas já me foi dada uma explicação que até prova em contrário è válida; nos Açores utilizam-se muito os diminutivos, e "comem-se" as terminações dos mesmos, vejamos (pequenino=pequenim; Riquinho=riquim...).
Pois è, isto tudo tem sido obra do meu "Pedrim", a quem quero tambem dedicar este post, como forma de expressar o meu enorme carinho por ele, e de como me sinto bem depois destes 11 meses entre Açoreanos e Açorianismos e de como a minha vontade de conheçer melhor o "seu mundo" tem aumentado.
Então para o meu Môro, e para quem tiver vontade de saber, aqui fica a prova de que os Açores já são ilhas quase totalmente exploradas por mim, vou terminar com uma pequena lição de geografia:


As ilhas dos Açores constituem um arquipélago português composto por nove ilhas, localizado a 1300 km a oeste do continente português, no oceano Atlântico com uma área de 2247 km quadrados. O arquipélago divide-se em três grupos: o grupo oriental ; São Miguel, Santa Maria e os ilhéus das Formigas. O grupo central; Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa. O grupo ocidental é formado pelas ilhas Flores e Corvo. A maior cidade das ilhas é Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel que é também a maior ilha do arquipélago. As ilhas são de origem vulcânica, excepto Santa Maria. O ponto mais alto do arquipélago situa-se no pico do Pico e mede 2351 m de altura. As ilhas foram descobertas por marinheiros portugueses por volta de 1427. Nos anos 1430 e 1440, os portugueses e flamengos habitaram as ilhas. Entre os anos 1580 e 1640 as ilhas foram ocupadas pelos espanhóis e foram palco de vários combates navais entre os portugueses, os ingleses e os espanhóis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal permitiu que os ingleses e os americanos possuíssem nas ilhas bases navais e aéreas. Depois da Guerra, uma base da NATO foi estabelecida pelos americanos na ilha Terceira, nas Lajes. Em 1976, com a nova constituição portuguesa, os Açores tornaram-se numa região autónoma.

28.3.06

Lola vs Madonna

Madonna teve que dar explicações a lola...
Pois è, já foi em 2003, mas o beijinho entre Madonna e Britney Spears tem dado que falar. Quem pediu agora uma justificação foi a sua filha de 9 anos, Lourdes Maria, parece que a pequena ficou fascinada com o mundo Gay, depois de ter visto aquela cena entre a "Teen" Britney e a sua mãe. Verdade ou não, não sei... mas è o que dizem as más linguas.
"Mãe, sabia que dizem que voçê è Gay?"
Após várias pesquisas, descobri que Madonna logo após o dito beijo, ofereceu à "musa teen", um colar com um pingente "B", cravado de diamantes, igual a um que possui mas com a letra "M". Tal gesto veio em forma agradecimento pela sua performance sensual.( E a Cristina Aguilera?...who cares...)

Eis a explicação ( jornal The Sun):
"Eu sou a mãe pop-star e ela é a filha pop-star. Eu beijei-a para lhe passar a minha energia".

Adorei, adorei, adorei...De hoje em diante só vou beijar pessoas cuja energia seja verdadeiramente boa.
Agora já posso explicar aos meus sobrinhos porque é que beijo o meu "Môro", afinal é tudo uma questão energética...

(Madonna tem mais um filho, Rocco, com o produtor e atual marido, o cineasta Guy Ritchie. Ganhou, este ano, o Brit Awards de melhor artista feminina internacional e abriu o Grammy, o mais importante prêmio musical norte-americano, com a banda virtual Gorillaz. )

Homenagem a Frida Kahlo / 2ª

Frida Kahlo foi uma artista única, para muitos é considerada a pintora do século. Apesar de seu pouco tempo de vida, deixou-nos obras magníficas e intrigantes.


1 - Nesta página Frida fala um pouco das cores e do seu significado. Por exemplo: Para ela amarelo significava loucura. O verde tépida e boa luz. O vermelho "Sangue, talvez, quem sabe!"

2 - Nesta página Frida apresenta-nos 'Neferúnico'. O fundador de 'Lokura'

Aqui Frida 'conta' uma pequena historia. De que 'Ojo Único' se casou com a belíssima 'Neferísis' (a imensamente sábia) num mês calorento e vital...
E deles nasceu um filho de rosto estranho que se chamou 'Neferúnico', que foi o fundador da cidade comumente chamada 'Lokura'

3 - SORISO, TERNURA, gota, sota, mote, MIRTO, SEXO, roto, CHAVE, SUAVE, BROTA, LICOR mão firme, AMOR assento firme, GRAÇA VIVA, VIDA PLENA, PLENA SÃO...

4 - "Sozinha com a minha grande felicidade, e a lembrança viva da menina. Passaram-se 34 anos desde que vivi esta amizade mágica e cada vez que a recordo, mais ela se aviva e mais cresce dentro do meu mundo. PINZÓN 1950, Frida Kahlo"

5 - Pés para que os quero Se tenho asas para voar. 1953."

6 - "Apoio número 1 Apoio número 2 A pomba se enganou. Se enganou........"

Homenagem a Frida Kahlo / 1ª


Para se entender as pinturas de Frida Kalho é necessário conhecer a sua vida.


Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de se declarar filha da revolução ao dizer que havia nascido em 1910. A sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomelite, o que a deixou coxa. Já havia superado essa deficiência quando o autocarro em que passeava chocou contra um elétrico. Ela sofreu multiplas fraturas e uma barra de ferro trespassou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina . Por causa deste último fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa a uma cama.
Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima da sua cama. Frida sempre se pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". As suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera.
A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego tinha muitas amantes e Frida não ficava atrás, compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as sequelas do acidente impossibilitaram-na de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros.
Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e, embora fossem bastante "fortes", não eram surrealistas: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida". Talvez Frida não suportasse mais.

27.3.06

Billy, ( Don't ) Be a Hero



Billy, Carlos e Tyson, são tres amigos inseparaveis...
...São tres bonecos para adultos, feitos de latex, com especial atenção dada ao realismo.
Tem 33 cm, de altura, e pesam 320 g. Podem movimentar-se e ser colocadaos em várias posições.

Quem disse que os briquedos são para crianças?...
Se acham isso, pois fiquem a saber que existem estes maravilhosos rapazes para dar vida a todas as fantasias dos adultos. Basta de brincar com as "Barbies" das sobrinhas e os "Action man" dos sobrinhos, estes bonecos são mesmo para nós, os adultos, e digo-vos mais, não vale a pena comprar os famosos anti-stress de latex que se moldam ás mãos, porque com estes exemplares da virilidade masculina tudo pode mudar.
Eu confesso que tenho um exemplar do "Carlos", que me foi eferecido no meu 29º aniversário, não serve para muita coisa, mas isso é na minha opinião porque tenho a certeza que com um bocadinho de imaginação podem criar-se várias histórias engraçadas á volta destes personagens.
O desafio que deixo aqui, para quem não souber o que escrever, ou num daqueles momentos em que nos falta a imaginação e inspiração, é que criemos uma história para estes rapazes, vamos dar-lhes vida...
...Será necessário lembrar que o Carlos è namorado do Billy, e o Tyson, não sei muito bem o que é, deve ser apenas amigo do casal...(mas isso tambem pode mudar)...

As time goes by



Meu bem,
Chama-me de Humphrey Bogart
Que eu conto-te Casablanca.
Tira-me o sobretudo;
Sobretudo, conta tudo
Que eu dou-te uma rosa branca.
Meu bem, Chama-me de Humphrey Bogart...
Dou-te boleia no meu carro Chevrolet,
Levo-te, meu bem, pra cama
Fumamos nossa erva cigana;
Provo-te que sou sacana...
Faço-te todo meiguiçe:
Dispo-te como a Ingrid,
Dou-te filhos sem mais não
Só pra te ver sufocar...
Mas chama-me de Humphrey Bogart!
Faço chover mil cores
Como num bom musical.
Chamo-te de Lauren Bacall!
Danço-te, canto-te mostro-te,
Entre as pernas,o meu bom astral...
Deixo-te pro enxoval
Meu chapéu preto de gangster,
Mil poemas pra sonhar...
Só pra te ouvir sussurrar:
Como te amo, meu Humphrey Bogart!
(João D./2006)