31.5.06

A Sua - Marisa Monte

Amizade - URGÊNTE

A M I Z A D E U R G Ê N T E
(Num Mundo que se tem revelado ingrato para a amizade, chegando a colocar em causa alguns valores importantes, fica a pergunta no ar:)
Qual o verdadeiro significado da AMIZADE?

30.5.06

Afinal, é possível...


"Há coisas que nos acontecem que não pertencem ao domínio do explicável." (Palim in, Afinal, é possível... )

- Momento Enkkil -

Confessions tour...



29.5.06

Apresento-vos a "Rakel"


A minha mais recente amiga, que fez questão de vir comigo da praia até casa...
Pois bem... estava eu na praia no Sabado, quando uma joaninha veio ter comigo, muito calmamente, a principio, ainda a mandei embora, mas ela sismou comigo, sério, sismou mesmo, e apesar de a retirar de cima de mim por várias vezes, tal não é o meu espanto quando já estava vestido para voltar para casa, e lá estava ela a Rakel, a trepar para o meu ombro cheia de energia. Mesmo assim, pensei que o melhor para ela seria ficar ali, a disfrutar da natureza e mais uma vez a coloquei no chão.
... Mais tarde já no carro, na fila para pagar a portagem na ponte 25 de Abril, tal não é o meu espanto novamente, lá estava a Rakel, dentro do carro a caminho de casa... pois e lá ficou a Rakel.
É linda não é a minha amiga Rakel?... (É caso para dizer: "Até os bichinhos gostam")

Captus est libidine

26.5.06

Geishas - Bonecas de porcelana


Não importa tanto a sua beleza, mas sim a sua cultura e conhecimentos politicos. Educadas para dar prazer e prestigio aos seus patrões, nunca foram donas de si mesmas.
Nos dias de hoje, muitas japonesas elegem esta profissão e sentem orgulho em manter viva a tradição do seu pais.

Logo após a II Guerra Mundial, o Japão foi obrigado a mudar. O Imperador deixou de ser uma figura divina e teve que declarar a sua Humanidade, passando a ser visto por todos como um ser Humano igual a todos os outros. Uma série de novos decretos vem alterar a vida Niponica, derrubando hábitos bastante enraizados na mentalidade do povo. Entre eles um de 1946, que proibe o funcionamento das "okiyas", casas que se destinam a comprar jovens e educalas como Geishas.
Porém, existem ainda Geishas, já não cumprem as mesmas funcões, são uma atracção turistica, transformadas num negócio. Embora existam também os que se recusam a aceitar a Ocidentalização, e ainda recorrem a elas como antigamente, e elas mesmo se consideram guardiãs da tradição secular.

Sugestão:
http://www.sonypictures.net/movies/memoirsofageisha/

25.5.06

Falsas verdades e mentiras sinceras



Sou a ilusão dos sonhos e o subjetivo da imaginação!
crio cópias de mim mesmo e como não sou perfeito,
minhas cópias o são!
Imagino realidades e vôo além da razão!
amplifico o que sinto e como é este o meu jeito,
potencializo a distorção
Não, não são mentiras! São profundas verdades no meu viver!
fazer o que não se espera agora e na hora de ser, não ser!
quero só ver quando alguém acreditar na mentira sincera do meu querer!
Não quero nem ver o estrago que fará quando minha falsa verdade morrer!

24.5.06

That's all folks


O macaquinho perguntou à sua mãe:
- Mãe! Por que somos tão feios?
E a macaca respondeu:
- Meu filho, devias dar graças a Deus por sermos assim.

Devias ver a pessoa que está a ler este post(e)...

Re-flection - segundo Maria Madalena

Jesus disse:
" Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas, elas dependem umas das outras, e se separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça."

<Evangelho, segundo Maria Madalena>

23.5.06

Desafio da semana


Inspirado pelo bog do Xiquim, que incluiu um post(e) com o genérico da novela "Xica da Silva", que vem complementar o meu post(e) sobre a mesma figura mitica das Mina Gerais no Brasil, tive a ideis de fazer um post(e) colectivo, onde será lançado um tema e cada participante dará continuidade a esse mesmo tema, da forma que a sua criatividade achar mais conviniente.

Não querendo impor nenhum tema a ninguem, poderemos fazer um desafio semanal, fazendo um post(e) para um tema à escolha de cada um em cada semana.

Aguardam-se sugestões, novas ideias, criatividade, e muita paciência para me aturar nestas ideias... mas afinal um blog è sempre um blog...Blogemos então...

22.5.06

"COISAS DE NADA"


Gonna make you dance Gonna make you smille I'll make you stop thinking sad things for a while And everything waits when you're dancing in style
Não digas nada Somos livres de ficar Não estragues a noite Com coisas de nada
Juntos, tão juntos Os dois pela noite Podemos rir e falar E dançar outra vez
Gonna make you dance Gonna make you smille I'll make you stop thinking sad things for a while And everything waits when you're dancing in style
Deixa as lágrimas Também tu podes rir Está tudo aí Guardado dentro de ti
Dançar na noite Esquecer o tempo e ouvir a música
A chamar outra vez
Gonna make you dance Gonna make you smille I'll make you stop thinking sad things for a while And everything waits when you're dancing in style
Não digas nada Não digas nada Não estragues a noite Com coisas de nada
Gonna make you dance Gonna make you smille I'll make you stop thinking sad things for a while And everything waits when you're dancing in style
I'm gonna make you dance Make it with style

18.5.06

Black Cherry...

Black cherry
Black cherry stone
Black cherry
Black cherry
Excite me
Ignite me
Oh and you know
I miss you
I kiss you
Oh and you know

17.5.06

Poema do esquecimento


Eu bem sei que o esquecimento, como uma água maldita,
nos dá uma sede mais funda que a sede que nos resgata,
porém estou tão seguro de poder esquecer...
E olharei as nuvens sem pensar que te quero,
com o hábito surdo de um velho marinheiro
que ainda sente,
em terra firme, a ondulação do mar.
(João Delgado / 2006)

Man of the year

15.5.06

Beauty's where you find it

Strike a pose
All you need is your own imagination
So use it that's what it's for
Go inside,
for your finest inspiration
Your dreams will open the door
Greta Garbo,
and Monroe
Deitrich
and DiMaggio
Marlon Brando,
Jimmy Dean
On the cover of a magazine
They had style,
They had grace
Rita Hayworth
gave good face
Lauren,
Katherine,
Lana
too
Bette Davis,
we love you
Ladies
with an attitude
Fellows
that were in the mood
Don't just stand there,
let's get to it
Strike a pose,
there's nothing to it...

Xica da Silva - A escrava que se fez rainha

Francisca da Silva de Oliveira, ou simplesmente Xica da Silva, é personagem de um dos mais famosos mitos região Diamantina, nas Minas Gerais do Brasil, na segunda metade do século XVIII.
A escrava que se fez rainha, de acordo com a imaginação do povo, descrita como uma jovem mulata dotada de beleza invulgar, teria seduzido com seus encantos o elemento mais poderoso da região à época: o contratador dos diamantes, João Fernandes de Oliveira, cuja fortuna era descrita popularmente como sendo maior do que a do rei de Portugal.


O MITO
Entre os elementos da lenda encontram-se:
Senhora de crueldade ímpar e de invulgar apetite sexual, utilizava o medo e a sedução como armas para obter a saciedade de seus luxos e prazeres: a seu pedido, o contratador teria mandado construir uma residência com vinte e uma divisões – um palácio para os padrões da região à época;
Mesmo considerada rica para os padrões da região à época, Xica era discriminada pelo círculo social mais elevado em que convivia;
Como não conhecia o mar, João Fernandes mandou formar em terras da sua chácara, no bairro da Palha, um lago artificial. Mandou ainda construir um navio à vela, com capacidade para dez pessoas, que navegava no lago transportando os convidados das grandes festas que Chica oferecia à sociedade local. Essas festifividades eram animadas por uma orquestra particular e contavam com as apresentações de um teatrinho de bolso.
Considerada como concubina (mulher de má-vida), estava impedida de frequentar os templos católicos. Desse modo, para o seu uso privativo, anexo à residência teria feito erguer uma capela, sob a invocação de Santa Quitéria.
Para não ter o seu sono perturbado pelo dobrar dos sinos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, erguida em 1765 com o auxílio do Contratador, teria imposto a mudança de posição da torre. Efetivamente, trata-se da única igreja em estilo Barroco no Brasil que possui a torre sineira atrás da nave central.
Protetora dos espetáculos teatrais e musicais, inscreveu seu nome na culinária regional sendo-lhe atribuída a receita do Xinxim da Chica, seu prato preferido.
O mito de Xica da Silva foi construído a partir do Século XIX baseado na narrativa de Joaquim Felício dos Santos, Memórias do Distrito Diamantino. Recentemente foi revisitado pelo filme de Carlos Cacá Diegues (Xica da Silva, 1976), estrelado por Zéze Mota, Walmor Chagas e José Wilker, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro, e pela novela homónima da Rede manchete, estrelada por Taís Araujo.


A BIOGRAFIA
Uma recente pesquisa histórica indica outra versão para os factos:
Filha de uma escrava africana, Maria da Costa, e de um português, Antônio Caetano de Sá, a jovem mestiça afro-brasileira foi escrava do médico Manuel Pires Sardinha, com quem teve o seu primeiro filho, Simão, em 1751.
Pode ter sido adquirida por João Fernandes de Oliveira (ou alforriada a pedido deste), que chegara ao arraial do Tijuco em 1753 na função de Contratador dos Diamantes, para suceder seu pai, de mesmo nome, no cargo desde 1740.
Entre 1763 e 1771 o casal habitou a edificação hoje tombada à praça Lobo de Mesquita, 266, em Diamantina (MG). A relação de ambos, apesar de pública e intensa, não foi um caso isolado na sociedade colonial brasileira fortemente hierarquizada, onde era comum o envolvimento de homens brancos com suas escravas. Tiveram treze filhos, embora, como costume à época, não tivessem sido legalmente reconhecidos, permanecendo em branco o nome do pai nas certidões de nascimento.
Em 1770, João Fernandes necessitou retornar ao reino para dar contas de sua administração à frente do Contrato dos Diamantes e para rever o testamento deixado pelo pai, o que ocasionou o afastamento dos amantes. Ele levou consigo os quatro filhos homens, que receberam títulos de nobreza da Coroa portuguesa.
No Brasil, os interesses de Xica ficaram protegidos por propriedades que lhe foram deixadas pelo contratador e que lhe garantiram a sobrevivência e a educação das filhas, encaminhadas ao recolhimento das freiras de Macaúbas, considerado o melhor das Minas Gerais, de onde a maioria só saiu para se casar.
Embora Chica jamais se tenha casado por impedimento legal, alcançou prestígio na sociedade local à época e usufruiu de regalias privativas de senhoras brancas, mesmo após a partida de João Fernandes em 1770. Uma recente pesquisa indica que ela pertencia às Irmandades de São Francisco, do Carmo (exclusivas de brancos), das Mercês (de mulatos) e do Rosário (de africanos). Símbolo mitológico da escrava-rainha, dissimula, entretanto, a hipocrisia da democracia racial na sociedade brasileira: mesmo enquanto descendente de escravos africanos, em 1754, após se unir ao Contratador, já era dona de escravos.
Faleceu em 1796, sendo sepultada na Igreja de São Francisco de Assis, privilégio reservado apenas aos brancos ricos.

Esta è uma das lendas do Brasil que mais me fascina, demonstra muita vontade de vencer no meio das grandes dificuldades que teimavam em atravessar o seu caminho. Xica da Silva poderia muito bem servir de exemplo a todos nós, não pela sua maldade e crueldade, mas pela coragem que nunca a deixou ir-se a baixo mesmo nos mementos mais dificeis.
Por isso fui pesquisar e aqui fica um pequeno resumo do que foi a sua vida...Enjoy.

13.5.06

sWALLOw

11.5.06

CosmopolitaN---------------------->Para o XiquiM

Esta receita do cocktail "Cosmopolitan", è para oferecer ao Xiquim, e fica tambem em forma de dedicatória.
Porque è amigo do meu Môro...
Porque esse já è motivo bastante para ser meu amigo...
Porque amigos nunca são demais...
Porque cuida do meu menino quando ele dá a sua escapadinha à "Isla Bonita" ...
Porque me apetece....e porque sim....

COSMOPOLITAN

1 dose de vodka
1/2 dose de cointreau
1/3 dose de cherry brandy
1/3 dose de sumo de limão
1 cereja

Bata todos os ingredientes num shaker. Após estarem todos misturados, sirva num copo de cocktail previamente colocado no frio (sem o gelo) com uma cereja dentro.

(Espero que gostes e que tenhas um prontinho para me recber em Agosto)




Spicy.....brevemente

Cocktail - A História...porque o Verão nos chama

Só na segunda metade do séc. XVIII o cocktail apareceu na história das bebidas. Afirma-se que apareceu na América, durante a independência, mas em circunstâncias ainda misteriosas. Conta-se que tudo começou em 1779 quando um Irlandês de nome Flanagan abriu uma taberna em Georgetown, uma pequena cidade de Virgínia. Flanagan e a sua filha Betsy serviam aos seus clientes bebidas misturadas a que chamava de «Braser», o que significa, estimulante, revigorante. Nesse tempo Flanagan estava de muito más relações com o vizinho do lado, dono de um «batalhão» de galos de que muito se orgulhava. A velha rixa entre os dois agudizava-se de dia para dia. O inglês, vizinho de Flanagan, queixava-se do barulho que os ilustres clientes da taberna, faziam até altas horas da manhã. Estes, por sua vez, queixavam-se de serem acordados de madrugada pelos galos do inglês, e ameaçavam que lhes iriam torcer o pescoço. Um dia, num jantar sumptuoso servido aos seus hóspedes, Flanagan e a filha decidiram sacrificar os galos do seu vizinho. Depois da refeição foram servidas bebidas. Betsy tinha prometido uma surpresa para essa noite, e serviu os já famosos «Bracers» em copos decorados com plumas multicolores dos galos imolados. Esta surpresa de Betsy mereceu as maiores felicitações dos seus clientes que durante a noite foram reclamando mais Cocktails (caudas de galo). A partir daí o «Bracer» passou a ser pedido apenas por «Cocktail».

Claro que são diversas as versões sobre a origem do Cocktail, e todas elas pretendem ser verdadeiras. Esta é a versão tão "verdadeira" como outra qualquer.

REGRAS DE OURO

Evitar misturar no mesmo cocktail Whisky com Cognac ou Vodka com Rum, etc.
Há limites, o gosto pode ser bom, mas é muito difícil de assimilar.
No decurso de um aperitivo prolongado, evitar beber cocktails de base variada. Por exemplo, não beber um cocktail de Gin, depois um à base de Brandy e outro à base de Champanhe (o resultado pode ser uma refeição estragada).
Normalmente um bom cocktail não tem mais do que três elementos: um espírito como base, um licor (no máximo dois) para aromatizar e um sumo de fruta ou natas.
Também se utilizam xaropes para colorir e adoçar ligeiramente.
Os sumos de fruta a utilizar devem ser naturais. Caso não seja possível usarem-se sumos naturais, dever-se-à ter cuidado de escolher as marcas que tenham controlo de qualidade.
Mantenha o equipamento em condições de higiene, um copo sujo e uma decoração pobre ou murcha não é de maneira nenhuma um atractivo.
Use ingredientes de boa qualidade, o aroma da maioria dos cocktails é muito delicado.
Produtos de fraca qualidade podem alterar-lhe o gosto! A fruta para decoração deve ser sempre da melhor qualidade.
A maioria dos cocktails devem ser servidos em copos bem frios.
O tamanho e cor das decorações devem ser o complemento do estilo de bebida que você criou ou confeccionou.
Nunca exagerar em relação ao tamanho do copo usado.
Prepare rodelas de laranja, limão, etc., com antecedência e mantenha-as no frigorífico.
Nunca encha demias um copo, pois ao transportar fica sujeito a derramar para além da apresentação não ser famosa.
Em cocktails cuja receita tenha refrigerantes ou águas gaseificadas nunca se deve bater em conjunto no shaker ou blender.
As águas gaseificadas são para adicionar no fim. O cocktail depois de estar preparado deve ser imediatamente servido.


Para dar largas à imaginação fica o desafio, acompanhado de algumas receitas, mas na verdade qualquer pessoa pode inventar os seus próprios Cocktails...

Blue Lagoon
4 cl. de Vodka / 2 cl. de Blue Curaçao / Soda / 3 cerejas / gelo
Junte os ingredientes no copo com gelo e mexa.
Utensilios: Copo tulipa grande
Decoração: 3 cerejas1 rodela de carambola e um ramo de hortelã.
Sirva com duas palhinhas.
___________________________ ________ __________________

Kir
1 colher de sopa de creme de Cassis / vinho branco seco bem frio / 1 cereja (facultativo)
Deite o creme de cassis num flute e, caso deseje acrescente a cereja.
Adicione então o vinho branco e mexa delicadamente.
Sirva de seguida.

_______________ __________ _____ ____ _______________________________

Mojito cubano
cubos de gelo / soda / 2 ramos de hortelã / 1 colher (chá) de açúcar / casca de 1 limão pequeno / 50 ml de rum claro
Coloque num copo a casca do limão, o açúcar e 1 ramo pequeno de hortelã. Bata como se fosse para preparar uma caipirinha. Acrescente o rum e misture bem. Coloque num copo longo cubos de gelo e o outro ramo de hortelã. Coe a mistura de rum para o copo com gelo e complete com soda.
* Este é um dos cocktails típicos cubanos servidos na famosa Bodeguita del Médio em Havana.

9.5.06

R...re.h y.u..e.F

Refresh yourselF
...at least today

8.5.06

De-dicated 2 us


(07-05-2005 / 07-05-2006)

SilênciO

O grito irrompe-me o SILÊNCIO,
hoje não grito sem voz,
hoje grito até partir todos os espelhos,
todos os espelhos,
que refletem a minha pele nua e pálida,
sou frágil, penso,
estou nu, desprotegido, cansado,
estou cansado de lutar,
de rasgar o papel das paredes,
as bonecas de papelão,
parem o carrossel!...

6.5.06

Aos meus AMIGOS...


Fiquei muito tempo aqui sentado em frente ao monitor
pensando em algo bem bonito pra dizer aos meus amigos...
Não encontrando palavras,fui procurar na Internet textos que pudessem dizer o que sinto!Encontrei coisas maravilhosas....
ó gente inspirada...cada coisa linda!!!
Queria poder colocar numa unica mensagem tudo o que li!
Impossível claro!......mas....o que dizer?
Eu queria tanto que soubessem o quanto são importantes....
OS AMIGOS.....cada um com sua maneira de ser!
Mas não queria só referir-me a eles...
queria poder descrever esse sentimento....esse sentimento...que sentimento é esse???
Fico aqui pensando...de repente dou por mim a sorrir porque me lembrei de um momento ou outro...
o meu pensamento continua a viajar...
os meus olhos ficam mareados...outra lembrança, outra emoção! Sorrir ou chorar...
não significa que tenha sido engraçado ou triste,
tu sabes meu AMIGO o que quero dizer!
Sabes uma coisa???
Caso tu tenhas um amigo,não precisas de lhe dizer è nada!
Bom, só uma coisinha:


MUITO OBRIGADO
E UM FELIZ DIA

4.5.06

"O lenhador" (momentos de humor)


Um sujeito apresenta-se para um emprego de lenhador
numa empresa de madeira na Amazónia,
gabando-se de ser o melhor lenhador do mundo.
O entrevistador olha para a sua figura muito franzina
e pergunta desconfiado:
- Onde é que o senhor já trabalhou como lenhador?

- No Sahara!
- Mas... o Sahara é um deserto!
- Agora é!!!!

3.5.06

ReinaS - vale a pena ver *****

“REINAS”

O argumento de “Rainhas” gira em torno de algo tão banal como a celebração de uma festa de casmento. Mas no fundo trata-se de uma história de amor e posseção ... Um filme sobre as relações humanas.

Com muito humor e um elenco de luxo, “Rainhas” revela como cinco mães modernas do século XXI, são capazes de manipular a vida dos seus filhos num unico fim de semana, tempo durante o qual decorre o filme. Este magnifico filme pretende desmistificar o mito das mães, contar que tem defeitos que não são perfeitas e que acima de tudo são mulheres.
Foi escolhido um casamento, porque se queria mostrar como as mães reagem perante a ideia de perder os seus filhos, porque pensam que vão ser abandonadas e como isso as torna egoistas e manupuladoras...
Como revela Marisa Paredes (uma das actrizes do filme, na minha opinião das melhores actrizes espanholas),
“casi todas las madres somos muy celosas con el novio o con la novia de nuestros hijos y a veces ese sentimiento nos ciega”. É exactamente o que se passa com todas as protagonistas de “Rainhas”, que se tornam vulneráveis com a situação à medida que se deixam apoderar da mesma.
As mães são as rainhas da história, no habitual contexto que rodeia um casamento, os nervos, os imprevistos...E são elas:
Ofelia (Betiana Blum): A mãe protectora e invasora que è capaz de abandonar o seu negócio na Argentina, para se instalar em Madrid, em casa do seu filho.
Reyes (Marisa Paredes): A mãe egoista e intolerante, que se preocupa mais com a sua carreia de actriz que com o casamento do seu filho.
Nuria (Verónica Forqué): Uma mulher instável, um pouco promiscua, que se comporta com o seu filho mais como uma amiga que como uma mãe.
Magda (Carmen Maura): Uma mulher obsecada com o sucesso profissional, e a menos maternal de toda
Helena (Mercedes Sampietro): Uma juiza firme e rigoroza a quem custa muito dar o braço a torçer.
Não são mulheres submissas, todas tem os seus trabalhos e uma vida repleta de afazeres, e não estão dispostas a abdicar de nada disso e assumir a responsabilidade que um filho por vezes exige. Mesmo que no fundo todas precisem dos seus filhos e se sacrifiquem por eles de uma maneira ou de outra.
Do outro lado estão os filhos, todos com uma vida bastante boa, um è deputado, o outro arquitecto, outro massagista de um ginásio de luxo...todos se esforçam por ser independentes, mas no fundo importa-lhes muito a opinião das suas mães. Tem com elas um vinculo muito especial, e isso está bem presente em todo o filme.
O melhor expemplo disso è a relação de Ofelia (Bettiana Blum) e o seu filho Óscar (Daniel Hendler), uma mulher que ama incondicionalmente o seu filho embora seja invasora, manipuladora... Uma caracteristica comum a todos neste filme, è que todos procuram querer e ser queridos, tanto os filhos com os seus namorados como com as suas mães.


Mas existe em “Rainhas” algo que faz com este filme seja diferente, de todos os outros que tem como plano central um casamento. É o sexo dos noivos, estes seis rapazes que estão prestes a casar são Homosexuais. Segundo o realizador, foram escolhidos Homosexuais para focar um novo contexto social que já se converteu em algo normal.
A intenção de “Rainhas”, è mostrar um reaguste social e a aceitação de algo que há uns anos era impensável, de uma forma bastente divertida e inteligente, e quase sempre do ponto de vista das mães ( talvez um filme que todas as mães devam ver)...
As relações entre noras e sogros, genros e sogras, os nervos da festa de casmento, aqui está a prova de que não muda nada quer sejam Homens ou Mulheres, a situação è a mesma.
Segundo o guionista Manuel Gómez Pereira, “Rainhas”, não è um filme oportunista, mas sim oportuno, foi escrito à mais de dois anos quando a lei para os casmentos Homosexuais ainda era um projecto. A Homosexualidade neste filme è apenas um pretesto para situar num determinado contexto uma história divertida, que mostra os sentimentos mais profundos do ser Humano, e da relação entre mães e filhos.Uma História bem contada, com os melhores actores de Espanha, e para todos os publicos. Eu que pessoalmente não gosto de comédias, tenho que me render a esta que mistura sentimentos de uma forma irónica e bem humorada, focando um tema bastante actual e de forma super inteligente....
UM FILME PARA TODAS AS FAMILIAS...PARA TODAS AS MENTALIDADES.